Home Office, Tecnologia da Informação e Comunicação: aprendizados

A realidade nos foi imposta! Após o agravamento da pandemia de Covid-19, o distanciamento social é o maior aliado contra a propagação do vírus e tem sido imposto a milhões de pessoas em todos os países do mundo.

Esse novo contexto histórico traz uma nova ordem trabalhista a nível mundial: a disseminação do trabalho à distância, mais conhecido como home office ou teletrabalho.

Estantes de escritórios, salas e paredes das casas ganham – cada vez mais – as telas dos televisores durante a transmissão jornalística. Ambientes antes restritos a privacidade doméstica estão se tornando os “novos locais de trabalho” de grande parte da população, mantida em casa por recomendações de especialistas e autoridades.

A nova realidade social gera também mais possibilidades de aprendizados que, dificilmente, serão abandonados após à retomada “da vida normal”.

Muitas empresas têm percebido maior eficácia e custos reduzidos em reuniões, encontros presenciais e pequenos eventos realizados de forma virtual. Para que isso ocorra, a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) tem desempenhado um papel central na vida de todos. Além disso, permite priorizar a saúde dos trabalhadores ao mesmo tempo em que garante a saúde financeira das empresas.

Apesar da TIC oferecer diversas soluções para que o trabalho remoto seja mais assertivo, é preciso estar atento.

Veja alguns cuidados:

  • Invista em antivírus confiáveis e VPNs. Além de contribuírem para operações seguras, os cyberataques continuam;
  • A instalação de Firewalls e Soluções de Hiperdisponibilidade de dados em diversas plataformas garante o acesso a informações pertinentes à empresa por colaboradores e clientes e, simultaneamente, possibilita a manutenção das atividades corporativas;
  • É recomendável verificar que o acesso à internet, durante o trabalho remoto, seja feito em rede privada. Cuidado com redes de uso público!
  • A empresa precisa estabelecer manuais e normativas de boas práticas para a execução do trabalho em home office.

Esperamos que essa crise passe logo! No entanto, por outro lado, é essencial aprendermos com ela. Aqui na LOGIKS, o trabalho agora é remoto para justamente preservar um dos maiores bens de cada um de nós: a nossa saúde.

Compartilhe sua opinião